data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Cocheiras para cavalos compartilhados para a família passear, horta e pomares compartilhados, piscina natural com água cristalina e peixes, lago para pescar, quadras de esporte, área de camping em meio à vegetação, riacho, cinco hectares de área verde e nativa, academia de ginástica, pracinha de brinquedos, praças, pista de caminhada e ciclovia, anfiteatro ao ar livre e heliporto. Esses são os principais diferenciais de um novo condomínio fechado de luxo, que começa a ser construído na região e que será o primeiro com casas de campo e estrutura de uma chácara compartilhada. O Essere Natura, da construtora santa-mariense Icosaedro, está sendo feito no Recanto Maestro, em Restinga Sêca, e terá 61 lotes a partir de 728 metros quadrados.
Segundo o diretor de projetos e proprietário da empresa, Anencir Filho, a ideia surgiu há cerca de 3 anos, quando ele procurava uma casa de campo na região e se deu conta de que ter uma chácara acaba gerando preocupações com segurança e custos para a manutenção. Por isso, o Essere Natura será um condomínio fechado, com segurança, e terá toda uma estrutura compartilhada. Ao todo, serão 140 mil metros quadrados de área (14 hectares), sendo 5,2 mil m² de área verde e nativa. Só de matas nativas, são 2,2 mil m², junto a um riacho.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
De acordo com Anencir, a ideia é que os proprietários das casas não precisem se preocupar com limpeza das áreas coletivas e com o restante que envolve a manutenção de uma chácara convencional, mas que possam ir ao local só para aproveitar com a família ou até para morar no condomínio.
- Além de horta e pomar compartilhados, vamos ter também 10 baias de cavalos, sendo seis para animais compartilhados. A pessoa vai poder ligar e agendar um horário para ir passear com a família e os filhos. Se ela sozinha tivesse de manter um cavalo e tivesse uma chácara, teria um custo bem maior, pois precisaria de um caseiro. A proposta é de um condomínio com sua casa de campo no Recanto Maestro - comenta Anencir.
Assista aqui à TV Diário 24 horas ao vivo
Outro diferencial do condomínio é que toda a fiação será subterrânea, com postes apenas para iluminação. Já a piscina será natural, com tratamento ecológico, feito com ozônio e ultravioleta, sem cloro. Com isso, terá água cristalina e permitirá que os moradores nadem com os peixes. Ela terá uma pequena cachoeira.
- Além disso, a piscina e o lago serão espaços de contemplação, para as pessoas sentarem e tomarem um chimarrão não só no verão, mas o ano inteiro - comenta.
O condomínio terá heliporto não só para os moradores. Há planos futuros de haver passeios turísticos de helicóptero pela região da Quarta Colônia.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
A previsão é que, daqui a 18 meses, os proprietários já possam começar a construir as casas, e que o condomínio seja totalmente entregue daqui a 3 anos. Os imóveis poderão ser de até dois andares e terão de obedecer recuos para garantir espaços verdes. Entre uma casa e outra haverá cercas vivas. O preço dos lotes é a partir de R$ 458 mil.
contrapartida
Em contrapartida, a construtora Icosaedro assumiu o compromisso de reformar uma escola pública e duas praças em Restinga Sêca. Também vai doar 20 bolsas de estudos para alunos de escolas públicas com as melhores notas. Eles ganharão um curso de 3 meses na escola de negócios da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).